28 – Criados à Imagem de Deus

“E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27

O texto bíblico que nos revela que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, já deveria ser informação suficiente para reconhecermos nosso valor pessoal e jamais desprezarmos qualquer de nossos semelhantes. Todavia, o inimigo de nossas almas infiltra em nossas mentes idéias negativas e destrutivas para afetar nossa auto-estima.

O termo “auto” vem do grego “por si só” (próprio) e estima de “aferição” ou avaliação. Portanto, a auto-estima é a avaliação que alguém faz de si mesmo, equivale à imagem que a pessoa tem de si, se for elevada, chamamos de “auto-estima alta”, se estiver empobrecida, a classificamos por “baixa auto-estima”.

Uma pessoa com problemas de auto-estima baixa, que possui uma imagem distorcida de si mesma, vive cedendo às pressões de grupo, é sempre insegura, sofre desnecessariamente e pode se tornar presa fácil de manipuladores interesseiros. Também, a atração insaciável pelo sucesso e pela popularidade pode ser vista como solução fácil para o problema da auto-rejeição, porém estes não são capazes de modificar a nossa auto-imagem quando distorcida.

A idéia equilibrada sobre o nosso verdadeiro valor pessoal vem de pessoas honestas que nos cercam, do nosso próprio pensamento, mas, sobretudo, do amor de Deus por nós, que liberta das idéias e imagens destrutivas que foram “sopradas” em nossas mentes. No capítulo 15 do evangelho segundo Lucas, o Mestre é duramente criticado por se misturar com pessoas classificadas, pelos acusadores, como inferiores e detestáveis, mas em resposta, o Senhor Jesus conta duas parábolas ("A ovelha perdida" e o "Dracma perdido") para ensinar o valor individual que cada alma tem para Deus. Ensino reafirmado pelo apóstolo João em sua carta aos cristãos do primeiro século: “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” 1 João 4:10

A renovação da auto-imagem começa por utilizar os padrões bíblicos para reconhecer-se, como uma pessoa excepcionalmente amada pelo Deus Eterno. O evangelho de Cristo traz a informação de que Deus nos ama e que temos muito valor para Ele. Experimente viver a partir desta nova perspectiva de valor e construir uma auto-imagem com base no amor de Deus.

“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?”

Romanos 8 : 31, 32

Um comentário:

  1. Que maravilha de mensagem!
    Voce me fez compreender o valor real de uma pessoa!
    Muito Obrigada e que Deus o abençoe ricamente!!!

    ResponderExcluir