48 - A maior das mentiras


     Desde a mais tenra idade já tomamos contato com mentiras que falam para gente. As formas mais comuns são as acusações que acrescentam rótulos, que podem ecoar por toda uma vida, tais como: “Você é burro, feio; incompetente, não faz nada certo” ou aquelas afirmações falsas com intuito de sabotar sonhos e desestimular projetos pessoais, como: “Isso não é pra você; você não consegue; você só será feliz se...”
        

     Por inveja, na maioria, e por maldade, todas as vezes, estas afirmações falsas mexem com o interior das pessoas, prejudicando e, em alguns casos, até destruindo a auto-imagem. A culpa de quem mente é maior, mas não isenta de responsabilidade quem acredita. Há pessoas que passam uma vida inteira acreditando em mentiras.

        A maior mentira, porém, ocorreu na gênesis da humanidade e foi contada por Satanás quando sugeriu ao primeiro casal, em síntese, que Deus não era confiável e, por isso, eles deveriam se virar sozinhos, assumindo uma vida sem Deus ou fora d’Ele. Todavia, as Escrituras Sagradas afirmam que: “Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras.” João 8:44b (BLH).

       Esta mentira ainda é sussurrada em nossos ouvidos até os dias de hoje, principalmente quando as coisas não vão bem. O inimigo é desleal e ataca quando estamos prostrados pelas adversidades da vida, e ainda insiste em afirmar que “não há mais jeito para aquela pessoa que errou de novo”, ou que “o fracasso ocorrerá novamente, não importando o número de tentativas”. Ele continuará mentindo, porém cabe a cada um acreditar ou buscar a verdade em Jesus, como Ele mesmo deixou registrado nas escrituras: “Então Jesus disse para os que creram nele: — Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos, e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” João 8:31,32

      Deus é bom e confiável, e jamais frustrou as esperanças de quem n’Ele confia. Não se deixe enganar, você tem muito valor porque é um projeto especial de Deus, por quem Ele já provou seu amor (Romanos 5:8). Portanto, receba o amor que Ele tem para te dar, confie em Jesus e não dê ouvidos às mentiras, vivendo em paz como descreve o salmista na poesia hebraica: “Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.” Salmo 40:4

Nenhum comentário:

Postar um comentário