45 - O Autor da vida


Já imaginou uma Cinderela má, fútil, egoísta, desagradável, suja, rude e preguiçosa? Certamente esta não seria a personagem idealizada pelo autor, mas sim uma versão distorcida da mesma personalidade descrita pelo escritor francês Charles Parrault, quando em 1697 criou a sua versão para o antigo conto italiano da Gata Borralheira.

O mesmo ocorre quando nossas atitudes não correspondem aos desígnios de Deus, pois, como o inventor da personalidade, Ele planejou cuidadosamente aquilo que deveríamos ser. Assim como o autor de um romance idealiza seus personagens, Deus, o supremo autor da vida, delineou a nossa individualidade, conforme a revelação memorável registrada na poesia hebraica: “Tu, Senhor, criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.” Salmo 139:13


Quando não condizemos com os desígnios de Deus, é porque damos vazão à personalidade distorcida e diferente da versão originalmente criada, pois com o passar dos anos ficamos cada vez mais “sofisticados”, “pesados” e menos verdadeiros. Aquilo que afirmo ser “eu mesmo”, nem sequer é original, pois surgiu de padrões externos a mim, de coisas sugeridas, de expectativas aceitas e correspondidas, que ao longo do tempo moldaram a minha personalidade atual.

O Senhor Jesus apresenta, no evangelho, uma proposta radical: “E (Jesus) dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Lucas 9:23. Segundo o pensamento de Calvino, teólogo do século XVI, não poderia o Mestre pedir para negarmos o que Ele mesmo criou. Portanto, a negação do “eu” contida nesta proposta diz respeito a negarmos o “eu antigo”, ou seja, aquele que cultivamos ao longo da vida e que não consegue agradar a Deus para encontramos um “novo eu” em Cristo.

A redenção provida na cruz do calvário e a santificação pela obra do Espírito de Deus operam o resgate da verdadeira personalidade, que foi originalmente criada. 

"Porque dele (Jesus) e por ele e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." Romanos 11:36

Um comentário: