47 - A Realidade Extraordinária


Recentemente em seu último livro, um proeminente físico teórico da atualidade descartou a existência de Deus como criador. Isto me entristeceu, porém recordei-me do relato histórico quando o famoso astrônomo e matemático francês do século XVII, Pierre Simom Laplace teceu comentário semelhante diante do imperador, ao entregar sua obra sobre a mecânica do universo a Napoleão. Tentar explicar a existência do Criador tão somente com os recursos materiais existentes e rejeitá-Lo por não caber em nossa limitada mente humana não é resultado da atualização do conhecimento, mas sim da falta de relacionamento com Deus.

Por outro lado, encontramos nas escrituras sagradas a história de um Deus que busca e encontra o ser humano, que toma todas as iniciativas para se relacionar com cada pessoa, proporcionando experiências extraordinárias e sobrenaturais percebidas por aqueles que foram alcançados pela sua presença, graça e poder. O Criador não se revela somente no plano físico e material, e assim faz para nos conduzir a entendê-Lo como uma realidade pessoal invisível, pois Deus é a realidade mais extraordinária do universo.

Um personagem bíblico que se destacou pela proximidade com Deus foi Moisés, que desde seus primeiros contatos com o Criador não se ocupou em medi-Lo com a mesma régua com que se avaliam as capacidades e limitações humanas, mas permitiu que Deus o conduzisse em direção à toda revelação de Seu extraordinário caráter. Podemos dizer que Moísés “viu” o Deus invisível pelos olhos da experiência e da fé, alcançando um relacionamento real e verdadeiro como descrito neste impressionante relato: “E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; ...” Êxodo 3:11a

No evangelho segundo João está escrito: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito (Jesus), que está no seio do Pai, este o fez conhecer.” João 1:18. De fato foi somente através de Jesus Cristo, que Deus revelou a sua plenitude aos homens. Foi por meio do seu Filho que viemos a conhecer Deus. No mesmo evangelho foi registrado uma conversa do Mestre com seus discípulos a respeito do mesmo tema: “Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” João 14:8,9
O convite dos evangelhos é para encontramos a Deus por meio do seu filho Jesus, e vivermos a partir desta nova perspectiva de vida. O mesmo que a muito já fora anunciado pela boca do profeta: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.” Jeremias 33:3. Em Jesus estão guardados os tesouros do Criador, conforme afirma o apóstolo Paulo aos cristãos do primeiro século: “... e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus-Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” Colossenses 2:2,3

Nenhum comentário:

Postar um comentário