30 - Andar pela Fé
29 - A PÁSCOA.
A nossa fé é de origem judaico-cristã, expressão que compõe as duas fases do mesmo plano de Deus para a salvação da humanidade.
“No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a páscoa do SENHOR.” Levítico 23:5
A palavra “PÁSCOA” vem do termo hebraico “PESSACH” (פסח) e significa “passagem” (passar por cima, passar sobre). E significa a passagem da morte para a vida.
28 – Criados à Imagem de Deus
“E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27
O texto bíblico que nos revela que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, já deveria ser informação suficiente para reconhecermos nosso valor pessoal e jamais desprezarmos qualquer de nossos semelhantes. Todavia, o inimigo de nossas almas infiltra em nossas mentes idéias negativas e destrutivas para afetar nossa auto-estima.
O termo “auto” vem do grego “por si só” (próprio) e estima de “aferição” ou avaliação. Portanto, a auto-estima é a avaliação que alguém faz de si mesmo, equivale à imagem que a pessoa tem de si, se for elevada, chamamos de “auto-estima alta”, se estiver empobrecida, a classificamos por “baixa auto-estima”.
Uma pessoa com problemas de auto-estima baixa, que possui uma imagem distorcida de si mesma, vive cedendo às pressões de grupo, é sempre insegura, sofre desnecessariamente e pode se tornar presa fácil de manipuladores interesseiros. Também, a atração insaciável pelo sucesso e pela popularidade pode ser vista como solução fácil para o problema da auto-rejeição, porém estes não são capazes de modificar a nossa auto-imagem quando distorcida.
A idéia equilibrada sobre o nosso verdadeiro valor pessoal vem de pessoas honestas que nos cercam, do nosso próprio pensamento, mas, sobretudo, do amor de Deus por nós, que liberta das idéias e imagens destrutivas que foram “sopradas” em nossas mentes. No capítulo 15 do evangelho segundo Lucas, o Mestre é duramente criticado por se misturar com pessoas classificadas, pelos acusadores, como inferiores e detestáveis, mas em resposta, o Senhor Jesus conta duas parábolas ("A ovelha perdida" e o "Dracma perdido") para ensinar o valor individual que cada alma tem para Deus. Ensino reafirmado pelo apóstolo João em sua carta aos cristãos do primeiro século: “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” 1 João 4:10
A renovação da auto-imagem começa por utilizar os padrões bíblicos para reconhecer-se, como uma pessoa excepcionalmente amada pelo Deus Eterno. O evangelho de Cristo traz a informação de que Deus nos ama e que temos muito valor para Ele. Experimente viver a partir desta nova perspectiva de valor e construir uma auto-imagem com base no amor de Deus.
“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?”
Romanos 8 : 31, 32
27 – A Cruz de Cristo
26 – Graça e paz!
“A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
Romanos 1:7
Nos primeiros séculos as saudações entre as pessoas eram mais elaboradas e recheadas de significados bem mais profundos do que o nosso atual e corriqueiro “olá, como vai!”. Na cultura helenista, a globalização da época, os gregos usavam o termo "Χαίρετε", ("Chairete", pronuncia-se "herete") que significava “Esteja alegre!”. Já os hebreus cumprimentavam-se com “Shalom” (Paz) ou "Shalom Aleichem" (A paz esteja sobre você).
A expressão “Graça e Paz” surgiu como a forma cristã de saudação da época, permanecendo seu uso até os dias atuais. Também foi usada como saudação de abertura de todas as treze cartas do Apóstolo Paulo, que são encontradas no cânon do Novo Testamento, foi repetida nas duas cartas do Apóstolo Pedro, e em uma das cartas do Apóstolo João, servindo também como saudação nas sete cartas às setes igrejas descritas no Livro do Apocalipse.
A combinação dos termos “Graça” e “Paz” representam mais do que uma simples saudação formal, pois seus termos estão impregnados de conteúdo teológico resumindo o evangelho da salvação. A paz é resultado da reconciliação do homem com seu criador representando a própria natureza da salvação: Paz com Deus; paz interior e paz com os homens. A graça é a fonte da salvação e representa a misericórdia em favor livre da parte de Deus independentemente de qualquer mérito humano. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” Efésios 2:8,9. A graça de Deus foi exibida no evento histórico da morte de Cristo na cruz. “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;” 2 Coríntios 5:18
A paz indica o nível de vida em que passamos a viver desde que Cristo nos reconciliou com Deus. “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” Romanos 5:1,2
Se o medo da morte, dos mortos, do fracasso, das doenças e do futuro atormenta a sua alma e juntamente com o sentimento de culpa lhe impede de viver em paz, entregue a sua vida a Jesus e experimente a paz que só Ele pode dar.
25 – Atos dos Apóstolos
Mantendo o tema central em Cristo, o livro cobre um período de aproximadamente 30 anos que vai desde as origens da Igreja no dia de pentecostes – o cumprimento da promessa da vinda do Espírito Santo – até à chegada do Apóstolo Paulo a Roma – a capital do mundo daquela época.
Intercalando milagres com as perseguições perpetradas pelo império Romano e outros inimigos da fé, a narrativa do livro de Atos segue destacando as novas conversões ao cristianismo, dentre elas a famosa experiência de Paulo a caminho de Damasco, descrevendo também as extraordinárias viagens deste apóstolo missionário. No mesmo livro encontramos a descrição do crescimento da Igreja, cidade após cidade, e a gradativa mudança do centro do Cristianismo de Jerusalém para Antioquia, onde pela primeira vez os discípulos foram chamados de cristãos.
Ao contrário dos outros escritos, o livro de Atos não possui epílogo – texto conclusivo que encerra a obra, nem tampouco uma palavra de despedida, pois em seu último capítulo lemos a respeito do Apóstolo Paulo em Roma: “pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo.”Atos 28:31. A razão disso é que a história da igreja ainda não se completou, o Espírito Santo continua agindo através de homens e mulheres comprometidos com Deus que prosseguem anunciando as boas novas sobre Jesus Cristo o Filho de Deus.
Se no decorrer da caminhada cristã, você se sentir abatido, cansado, perseguido ou com a sensação de que a missão está apenas por sua própria conta. Não desanime! Continue a escrever a história da Igreja por meio de uma vida dedicada ao Senhor Jesus, ou seja, através dos atos do Espírito Santo agindo em seu coração e mente, pois o cristianismo não trata do que eu posso fazer por Deus, mas o que Cristo já fez por mim, e o que seu Espírito pode fazer através de mim.