25 – Atos dos Apóstolos

“Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.” Atos 1:1,2

De autoria de Lucas, o mesmo autor do terceiro evangelho onde narra os atos e ensinamentos de Jesus em sua missão terrena, o livro de Atos dos Apóstolos, escrito no ano 63AD, descreve os Atos do Espírito Santo agindo através de pessoas consagradas a Deus.

Mantendo o tema central em Cristo, o livro cobre um período de aproximadamente 30 anos que vai desde as origens da Igreja no dia de pentecostes – o cumprimento da promessa da vinda do Espírito Santo – até à chegada do Apóstolo Paulo a Roma – a capital do mundo daquela época.

Intercalando milagres com as perseguições perpetradas pelo império Romano e outros inimigos da fé, a narrativa do livro de Atos segue destacando as novas conversões ao cristianismo, dentre elas a famosa experiência de Paulo a caminho de Damasco, descrevendo também as extraordinárias viagens deste apóstolo missionário. No mesmo livro encontramos a descrição do crescimento da Igreja, cidade após cidade, e a gradativa mudança do centro do Cristianismo de Jerusalém para Antioquia, onde pela primeira vez os discípulos foram chamados de cristãos.

Ao contrário dos outros escritos, o livro de Atos não possui epílogo – texto conclusivo que encerra a obra, nem tampouco uma palavra de despedida, pois em seu último capítulo lemos a respeito do Apóstolo Paulo em Roma: “pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo.”Atos 28:31. A razão disso é que a história da igreja ainda não se completou, o Espírito Santo continua agindo através de homens e mulheres comprometidos com Deus que prosseguem anunciando as boas novas sobre Jesus Cristo o Filho de Deus.

Se no decorrer da caminhada cristã, você se sentir abatido, cansado, perseguido ou com a sensação de que a missão está apenas por sua própria conta. Não desanime! Continue a escrever a história da Igreja por meio de uma vida dedicada ao Senhor Jesus, ou seja, através dos atos do Espírito Santo agindo em seu coração e mente, pois o cristianismo não trata do que eu posso fazer por Deus, mas o que Cristo já fez por mim, e o que seu Espírito pode fazer através de mim.

“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” Atos 1:8

Um comentário:

  1. Luis, que mensagem excelente!
    Obrigada por lembrar que a obra é de Deus e nós somos apenas instrumentos dEle.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir