35 - A singularidade da alma

     
         A identificação ou o reconhecimento de uma pessoa pode ser feito por intermédio de suas particularidades físicas, por sua assinatura e também pela leitura de características singulares encontradas no corpo humano.

       As impressões digitais (dermatoglifos) são os desenhos formados pelas elevações da pele nas pontas dos dedos, que de forma extraordinária não se repetem em nenhum outro indivíduo. A íris, a parte mais visível e colorida dos olhos, contem características únicas sobre aquela determinada pessoa. O DNA (ácido desoxirribonucléico) é a molécula que carrega as “impressões genéticas” de cada indivíduo servindo para identificá-lo e distingui-lo dos demais.

      Da mesma forma, Deus fez única cada alma humana, não há outra pessoa como você na face da terra, nunca houve e nunca haverá. Tudo em nós sugere a individualidade. O escritor irlandês C. S Lewis, comenta o assunto, com sua lógica peculiar: “Se Deus não tivesse uso para todas essas diferenças, não vejo porque deveria ter criado mais do que uma alma.”, porém, Deus criou incontáveis almas e diz: “Todas as almas são minhas” Ezequiel 18:4a. Portanto, Ele tem um propósito para sua existência que está intimamente ligado às particularidades da sua alma, tanto aqui neste mundo quanto na Eternidade.

       Da mesma forma, o sacrifício feito por Jesus na cruz do calvário em prol da humanidade contempla o resgate específico da sua alma, porque serão os seus olhos e não outros que verão a Cristo em sua volta triunfante conforme registro deixado no Apocalipse de João: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!” Apocalipse 1:7. Assim, todos vivenciaremos esta experiência: “Naquele dia atentará o homem para seu Criador, e os seus olhos olharão para o Santo de Israel.” Isaías 17:7

      No entanto, para aqueles que receberam a Cristo como senhor e salvador, comenta ainda C. S. Lewis: “Mas Deus haverá de encarar cada alma como se fosse seu primeiro amor, porque foi Ele o primeiro amor dela. Seu lugar no céu parecerá feito para você e só para você, porque você foi feito para ele.” A nossa alma está criptografada com uma senha divina e somente o Criador tem a chave secreta para desvendá-la. Já disseram também que nossa alma tem o formato de uma fechadura que somente se encaixa e se completa na pessoa de Deus. Portanto, só nEle a alma encontrará a plenitude de seu significado.

      Arrematando, C. S. Lewis, brinda-nos comentando a profundidade do tema com sua simplicidade poética: “Sua alma tem o formato curioso, porque se trata de uma espécie de buraco em que se encaixam os contornos infinitos da substância divina”.

2 comentários: