36 - Aprendedo a esperar

Conseguir esperar é um sinal característico de quem completou a transição da infantilidade para a vida adulta, porém saber esperar é uma arte talhada pelo Espírito de Deus no mais íntimo do nosso ser.
A capacidade de esperar sem se entregar aos sentimentos de revolta vem geralmente com a maturidade, mas a habilidade de permanecer em paz, equilíbrio e doçura enquanto se espera está presente na vida daqueles que depositam a sua confiança no Senhor Jesus.
Todavia, lidar com a expectativa frustrada de um desejo imediato que foi adiado ou contrariado não é simples, muitos conseguem aceitar os fatos, mas vivem tensos, preocupados aguardando o acontecimento tão esperado, já outros ficam “paralisados”, (nem respiram) até que seu desejo se cumpra, desprezando os demais acontecimentos da vida por reputá-los como secundários.
O Senhor Jesus, no sermão do monte, enfatiza a importância de confiar mais em Deus, pois entregar-se à ansiedade além de tudo é inútil: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? (ao curso da sua vida; ou à estatura)” Mateus 6:27.
A lógica aplicada ao ensino é evidente, pois sem perder de vista os objetivos do projeto de vida, a palavra de Deus nos recorda que o futuro tão sonhado e o desejo ardente que certamente se cumprirá permanecem na casa do amanhã, e a única coisa que existe realmente é o hoje, o agora, portanto é preciso viver bem enquanto espera. Mais adiante no mesmo capítulo, o Mestre concluiu seu pensamento: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” Mateus 6:34
Por outro lado, sabemos que não é simples quando as coisas não acontecem e os sentimentos de fracasso e de abandono nos rodeiam sugerindo que Deus não agirá, e que estamos por conta somente daquilo que podemos fazer.
Todavia, para aprender a esperar, mantendo a boa qualidade de vida, sem perder a alegria e a paz, adverte o apóstolo Paulo em sua carta aos cristãos da cidade de Filipos: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6,7

Nenhum comentário:

Postar um comentário