39 - Investimentos

O princípio do investimento estabelece que se alguém investe (emprega alguma coisa) ele a receberá multiplicada. As Escrituras Sagradas o abordam como a "lei da semeadura" devido as facilidades de compreensão que esta alegoria proporciona. O apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos residentes na região da Galácia, adverte: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6:7.


Há pessoas que querem colher onde não plantaram, ou desejam colher frutos doces onde semearam dureza e amargor. A lei da semeadura funciona tanto para as coisas boas e desejáveis, quanto para as más e indesejáveis, ou seja, quem semear o mal dele também se fartará, conforme a palavra de Deus dita pela boca do profeta: “Porque semeiam ventos e segarão tormentas;” Oséias 8:7a., repetida no ensinamento do sábio: “O que semeia a injustiça segará males;” Provérbios 22:8a. Há ainda aqueles que pretendem obter resultados sem abrir mão da semente.


Na conhecida “Parábola do Semeador”, narrativa bíblica encontrada no capítulo 13 do Evangelho segundo Mateus, encontramos, dentre outros, alguns preciosos requintes acerca do princípio do investimento:

O Desprendimento É preciso lançar a semente na terra! A semente sai necessariamente do domínio do investidor (semeador). Se não “perder o controle” do que foi lançado, provavelmente, não se está em um investimento. Não dá para segurar a semente na mão e investir ao mesmo tempo.

O Risco Muitos não semeiam por causa do risco. Risco não é “perigo aleatório”, mas a probabilidade das coisas não acontecerem conforme o esperado e planejado. Imagine se o semeador deixasse de semear pelo medo das perdas, não haveria colheita abundante. Veja que a perda inicial foi de 75% do total. Por outro lado, 25% das sementes que foram lançadas deram retorno, porém o rendimento destas foi imenso em relação ao número original empregado.

O Tempo – Ninguém vai, no dia seguinte, desenterrar a semente para ver se já tem resultados. O tempo é fator integrante do investimento.

A Quantidade – O porte do investimento está relacionado com o porte do resultado, embora o resultado venha multiplicado. “E isto afirmo: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará, e o que semeia com fartura, com abundância também colherá.” 2Coríntios 9:6

A Coragem – Quem fica somente esperando as condições ideais para só então lançar a semente, nunca investirá. “Quem somente observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.” Eclesiastes 11: 4


Há pessoas que reclamam que não têm amigos, que só acontecem coisas ruins em suas vidas, mas antes deveriam avaliar qual tipo de sementes estão plantando. A boa notícia é que ainda dá tempo para mudar, lançar boas sementes, confiar em Deus e aguardar os bons resultados.

Um comentário: