40 - Em busca da felicidade

Engajado na busca pela felicidade, o ser humano persegue incessantemente a satisfação de todas as suas necessidades, a começar pelas fisiológicas, ligadas à sobrevivência, indo até as estritamente centradas no ego, conhecidas como as necessidades de auto-realização.

Assim segue em busca de segurança, bem estar, sucesso e tudo que prometa o fim desta busca maior: o “Ser Feliz”. Esta expressão pode, de forma simples, resumir a finalidade de todos os esforços humanos. Seria errado então buscar a Deus para ser feliz? É certo que não haverá uma resposta direta para esta pergunta, que não fique incompleta, porque o conceito humano de felicidade é altamente subjetivo, ou seja, há pessoas que ficam felizes com uma bicicleta nova para ir ao trabalho enquanto outras estão deprimidas pelo fato de não conseguir trocar o “carro zero” ou por não viajar para Europa uma vez por semestre.

Desta forma, o ser humano define o que é felicidade para si, por si mesmo ou influenciado pelos padrões da mídia, a partir daí começa a sua busca para alcançar estes objetivos pensando: “Se Deus quiser me dar, ótimo, se não, me viro por conta própria.” Muitos ainda pensam que podem barganhar com Deus, outros trilham o caminho da chantagem e do drama, magoando-se quando não recebem o que querem e quando querem.

A busca nunca terminará enquanto enxergarmos em Deus tão somente a possibilidade de alcançarmos aquilo que, em determinado momento, desejamos, achando que com isso ficaremos felizes. Todavia, o erro de tudo está no foco. O escritor Rick Warren nos lembra na primeira frase de seu livro (“Uma vida com propósitos”) que “A questão não é você”, e nem eu, nós fomos criados para viver para Deus, conforme registra o apóstolo Paulo, em sua carta: “Porque nele (Jesus) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” Colossenses 1:16

Nós fomos criados para co-existir com nosso Criador, por isso a felicidade plena só é experimentada junto com Jesus Cristo. Não há como Deus conceder felicidade sem Ele ou fora dEle. Por isso, só será errado procurar uma felicidade que seja idealizada independente de Deus. “Porque dEle (Jesus) e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém.” Romanos 11:36



Nenhum comentário:

Postar um comentário