42 - A Entrega Total

Volto ao tema da "preocupação" porque ela também insiste em voltar, como inimiga incansável e sem ética, que desfere golpes baixos contra a nossa alma, roubando novamente a paz. A inquietação que, em determinado momento, já foi entregue a Deus, costuma retornar sem ser convidada, de surpresa, as vezes aos poucos, outras em ataque repentino e quase letal.


Preocupar-se é ocupar-se antecipadamente com algo que está no futuro, mesmo sabendo que a situação não mudará porque seu objeto reside na casa do amanhã. Portanto, a preocupação é a tentativa de controlar o incontrolável. A única certeza que podemos ter sobre o futuro é que Deus estará lá, pois o Eterno já está lá e nos deixou a sua promessa: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos.” Mateus 28:20b


O Senhor Jesus, numa alusão ao cuidado que Deus dispensa às criaturas tidas por insignificantes segundo os padrões da época, enfatiza o valor especial de cada ser humano e a certeza da provisão do Pai celestial: “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.” Mateus 10:29-31


Desta forma a oração continua sendo o melhor antídoto contra a preocupação, porém não se trata aqui de relatar o ocorrido a Deus, mas de uma atitude de entrega. A oração é a entrega, “porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.” Mateus 6:8b. Portanto, entregar a sua causa de preocupação a Ele é a única coisa que só você pode fazer. E, ainda repetir a oração (entrega) tantas vezes quanto forem necessárias.


O apóstolo Pedro, escrevendo aos cristãos do primeiro século, aborda em sua carta o tema da vitória sobre o sofrimento destacando que a nossa situação e circunstância são importantes para Deus, baseado nisso lança o desafio da entrega total: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” 1 Pedro 5:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário