43 - Estilo de vida

Como resultado conseqüente da estratificação social, o estilo de vida pode ser classificado, dentre outros, como: estilo de vida saudável, simples, arrojado, moderno, sofisticado e até alternativo quando externo às normas sociais vigentes. Se o foco da vida de uma pessoa está no trabalho, porque o seu senso de valor pessoal vem desta atividade, ela trabalhará muito aderindo ao estilo dos “obcecados pelo trabalho” conhecidos por “workaholic”. Há também os estilos “de prateleira”, para simples adesão daqueles que se encaixam logo de imediato, em todas as características de alguma das novas “tribos urbanas”.


Portanto, a maneira como uma pessoa experimenta a vida, suas escolhas diárias definidas por seus valores e as características de um comportamento diferenciado definem o seu “Estilo de Vida”.


O estilo de vida anunciado pelo sistema mundial está diretamente centrado no padrão de consumo, criando uma tensão que mantém girando o ciclo do “Ter”; “Manter” e “Acumular”. Este ciclo leva ao trabalho incessante que impede, em determinados casos, a utilização do próprio bem adquirido. Nos Evangelhos encontramos uma nova proposta, diametralmente oposta ao sistema. O Senhor Jesus, demonstra e vive um estilo de vida de valores eternos, orientados por Deus, e convida: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:29,30


Este maravilhoso convite assume um sentido tríplice e é estendido a todos os homens e mulheres com a alma aflita pela busca de identidade e um espaço neste mundo voraz e competitivo. O Mestre convida a buscá-lo e encontrar a salvação, a segui-lo e aprender a mansidão e humildade para viver em completa dependência de Deus, e viver com Ele sob o mesmo jugo, que significa sob a mesma disciplina de comunhão com o Criador que é incomparavelmente mais leve do que as exigências dos padrões do mundo até mesmo os da religiosidade humana, caracterizada pelos escribas e fariseus de sua época.


Independente do que defina seu estilo próprio, o que não pode faltar é a dependência de Deus que é a marca dos que encontraram verdadeiro descanso e direção para suas almas, conforme as profecias registradas a cerca de 2700 anos: “como o gado que desce calmamente para os vales. O Espírito do SENHOR os estava levando para um lugar de descanso.” Foi assim, ó SENHOR, que guiaste o teu povo e conseguiste para ti mesmo um nome famoso.” Isaías 63:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário