52 - Assim será...

          
O termo mais comum usado no final das orações é a palavra “Amém”, que assume alguns significados que servem para indicar concordância ou adesão à ideia verbalizada. Este termo é também um “anagrama” (rearranjo das letras de uma palavra ou frase para produzir outras palavras) da frase hebraica “Ani Maamim” cuja tradução é “Eu acredito”. Em hebraico a palavra é composta de três letras (אָמֵן) formando uma sigla (EMN) que sintetiza a frase “El Melech Neeman” (Deus, Rei, Fiel).

No entanto, toda profundidade do sentido original do termo desvanece em virtude do uso contínuo e passa a ser quase uma repetição automática, ou quando muito, arvora o tom de torcida (queira Deus! Tomara!), ao invés de representar a certeza baseada na fé que agrada a Deus, segunda a afirmação do autor do livro de Hebreus: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6 Quando você ora, quando clama a Deus, acredita que realmente aquilo que pediu vai acontecer?

A expressão “Amém”, usada quando se está consciente de que a oração é dirigida ao Deus do impossível, ao Senhor supremo de todo o universo, assume o sentido de “Assim será!”, pois adquire o caráter da fé, consoante à sua definição registrada no livro de Hebreus: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a convicção das coisas que se não vêem” Hebreus 11:1


Portanto, ao pensar no “amém!” com sentido de “assim será! de acordo com a vontade de Deus”, o termo que encerra as orações muda de figura, pois muda em relação à fé, tão necessária para agradar a Deus. Muda também em relação à responsabilidade de orar, pois se creio que vai acontecer, ou seja, que assim será porque peço a Deus em nome de Jesus, então a primeira coisa a fazer é orar, ou seja, orar passa a ser a primeira e formidável alternativa de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário