53 - Dieta espiritual


O termo dieta não é uma das palavras mais queridas ou confortáveis aos ouvidos, pois logo é ligada a abstinência, outro termo odiado por significar a ausência compulsória do que gostamos naturalmente, porém dieta em seu significado exato representa dosagem e não abstinência.

Apesar de dosagem representar a restrição às quantias exatas necessárias, a dieta em seu sentido pleno não só contém o mínimo necessário a alcançar uma vida saudável, mas propõe o acréscimo de ingredientes para atingir resultados duráveis.

Imagine se em um determinado dia, no domingo, por exemplo, uma pessoa tivesse que comer toda a comida que suportasse para conseguir atravessar a semana em jejum, e repetisse isso semana após semana, ano após ano. De imediato não parece ser o ideal,  porém é isso que acontece com a maioria dos cristãos, que só se alimentam espiritualmente no domingo e passam a semana inteira em estado de inanição espiritual, ou seja, não oram, não lêem a bíblia e dentre outras não meditam nos ensinamentos divinos.

Só para ilustrar, em uma média de 3 refeições por dia, durante os 7 dias da semana, o café da manhã do domingo teria que ser reforçado com 7 pães com manteiga e 2,1 litros de café com leite, seguidos de 3,5Kg de comida no almoço repetida a mesma quantidade no jantar, tudo em um só dia para permanecer o resto da semana sem comer nada. Portanto, concluímos que comer tudo isso não é possível, implicando de imediato na desnutrição física, e por analogia, na espiritual. Noutro aspecto, assim como para o corpo, esta estratégia não é viável e também prejudica a alma e o espírito, pois tanto o corpo quanto o espírito necessitam de alimento diário para o seu bom funcionamento.


O apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo, seu filho na fé, adverte: “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.” 2 Timóteo 2:1, pois se não nos fortalecermos diariamente, permaneceremos vulneráveis aos ataques de incredulidade nos momentos das provações e fracos diante das tentações. As Escrituras Sagradas registram a rotina espiritual do profeta Daniel, revelando o segredo de sua força nos momento das maiores dificuldades: “Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer”. Daniel 6:10b


Nenhum comentário:

Postar um comentário