54 - A celebração da páscoa

  Em meio a uma situação adversa, de crise mundial, paralisação, pessoas em  casa somente com seus núcleos familiares, até a "corrida" pelo ovo de chocolate perdeu o vigor.... Será que haverá entusiasmo para comemorar a páscoa?

     Aliás, o que é mesmo que se comemora na páscoa?
Toda data comemorativa tem por finalidade nos conduzir à uma reflexão de seu significado, ou seja, parar para refletir, é a maior finalidade de qualquer data comemorativa.

     Há cerca de dois mil anos, Jesus também interrompeu os afazeres do seu ministério, parou para “celebrar a páscoa” (comemorar) em um grande salão conhecido naquela época como "cenáculo". Esta narrativa é encontrada no evangelho segundo Lucas, no capítulo 22.

       No cenáculo, os discípulos de Jesus participaram da última ceia juntos, ouvindo os últimos ensinamentos do Mestre. Ali Cristo partiu o pão e distribuiu os cálices, como sinal (símbolo) de tudo que haveria de acontecer depois daqueles momentos. 

No entanto, não adiantaria Jesus partir o pão se os discípulos não comessemou distribuir os cálices se eles não bebessem, e no sentido mais profundo da mensagem, não adiantaria o sacrifício de Cristo, sua morte em favor da humanidade, se esta humanidade não se tornar participante deste sacrifício, ou seja, se não receber este sacrifício e o aceitar para si.

     Na instituição original da páscoa, descrita nas Sagradas Escrituras (Livro de Êxodo capítulo 12), cada indivíduo deveria tomar para si, ou seja, em seu lugar, um cordeiro para ser o seu substituto diante do iminente juízo divino. Vejam que era pessoal, uma decisão particular com implicações eternas
Entenda mais sobre a páscoa em: http://joseluispalmeira.blogspot.com.br/2010/04/29-pascoa.html

      No cenáculo Jesus disse a frase universal, de advertência e convite, para tomar parte com ele à mesa, receber seu sacrifício, aceitar esta substituição, aceitar o perdão dos pecados e a vida eterna que n’Ele se encontram.

       É isso que paramos para comemorar na páscoa: o fato de que, pela graça, fomos feitos participantes não somente de sua morte, mas também da sua ressurreição, como ensina o apóstolo Paulo em sua carta aos cristãos de Roma: Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.” Romanos 6:5
      
    Portanto, não permita que nada nem ninguém roubem o verdadeiro significado da sua páscoa.

53 - Dieta espiritual


O termo dieta não é uma das palavras mais queridas ou confortáveis aos ouvidos, pois logo é ligada a abstinência, outro termo odiado por significar a ausência compulsória do que gostamos naturalmente, porém dieta em seu significado exato representa dosagem e não abstinência.

Apesar de dosagem representar a restrição às quantias exatas necessárias, a dieta em seu sentido pleno não só contém o mínimo necessário a alcançar uma vida saudável, mas propõe o acréscimo de ingredientes para atingir resultados duráveis.

52 - Assim será...

          
O termo mais comum usado no final das orações é a palavra “Amém”, que assume alguns significados que servem para indicar concordância ou adesão à ideia verbalizada. Este termo é também um “anagrama” (rearranjo das letras de uma palavra ou frase para produzir outras palavras) da frase hebraica “Ani Maamim” cuja tradução é “Eu acredito”. Em hebraico a palavra é composta de três letras (אָמֵן) formando uma sigla (EMN) que sintetiza a frase “El Melech Neeman” (Deus, Rei, Fiel).

51 - Pai nosso...

A oração sempre foi a marca de Jesus antes de qualquer atitude, seguida da tranquilidade e da certeza de que não estava só, mas estava na segurança da presença paterna. Em resposta ao pedido de seus seguidores, o Mestre ensina que as orações devem ser dirigidas a Deus como Pai: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso que está nos céus...” Mateus 6:19. Antes de prosseguir com esta leitura, pare, e responda: Como é que você inicia as suas orações?

50 - A cruz, o cajado e a coroa

           
      A impressionante conexão existente entre os salmos 22, 23 e 24 que permite apreciá-los, tanto como inspirações individuais quanto obra única, foi identificada desde a antiguidade pelos sábios rabinos, que a partir de então, denominaram esta trilogia das Escrituras Sagradas como: “A cruz, o cajado e a coroa.”

A Cruz
         O Salmo 22 é um dos mais citados no Novo Testamento e fala da obra salvadora de Cristo, descrevendo o sofrimento e a vitória do Messias prometido simbolizados pela cruz. Foi na cruz que Jesus reconciliou o mundo com Deus, conforme ensina o apostolo Paulo aos cristãos da cidade grega de Corinto: “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo...” 2 Coríntios 5:19a.

O Cajado
         No Salmo 23 é descrito, em curtos versos, o resumo de uma vida que é conduzida por Cristo. O cajado é o instrumento pelo qual o pastor toca suavemente a pata de sua ovelha, quando esta se desvia do caminho, trazendo-a de volta para o rumo certo. O cajado simboliza uma vida, iniciada na cruz, e conduzida pela graça de Jesus a todo o momento, como diz o próprio salmista: “Ainda que eu ande pelo vale da sobra da morte não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo, a sua vara e teu cajado me consolam.” Salmo 23:4.

A Coroa
          Já no Salmo 24, a vinda do Senhor da Glória é cantada em hino de louvor. Ele é o Deus eterno, o Rei dos reis que reinará para sempre. Jesus veio nos salvar, passou pela cruz, viveu sob a direção do Pai e recebeu a coroa, a vitória sobre o pecado e a morte. As escrituras revelam que os seguidores de Jesus com Ele reinarão eternamente. Destaque do apóstolo Paulo aos cristãos do primeiro século que viviam em Roma: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” Romanos 8:16,17. Jesus usa uma coroa, e seus discípulos também usarão uma, pois foi dado a eles participarem da herança divina na condição de filhos amados.

            É pela “cruz” que se entra na vida eterna desde agora, pelo “cajado” que se vive neste mundo guiado pelo bom Pastor até alcançar a “coroa”, porção da herança destinada aos que com Cristo reinarão por toda eternidade. A trilogia destes salmos descreve a trajetória de todo ser humano do ponto de vista de Deus e do seu propósito redentor. “Então já não haverá noite, nem precisarão de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.” Apocalipse 22:5


49 - O Shemá

O “Shemá” (שמע) é a forma hebraica do termo “ouve”, que é a primeira palavra, do quarto versículo, do sexto capítulo, do livro sagrado de Deuteronômio, que diz assim: “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR” Dt 6:4. Segundo a tradição judaica, o “shemá” consistia apenas no versículo 4, porém mais tarde, foi ampliado para incluir os versículos 5 a 9 do mesmo capítulo, os versículos 13 a 21 do capítulo 11 e também os versos 37 a 41 do capítulo 15 do livro de Números, compondo o seguinte:

Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje te ordeno, de amar o SENHOR, teu Deus, e de o servir de todo o teu coração e de toda a tua alma, então, darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhas o teu cereal, e o teu mosto, e o teu azeite. E darei erva no teu campo aos teus gados, e comerás e fartar-te-ás. Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles; e a ira do SENHOR se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê a sua novidade, e cedo pereçais da boa terra que o SENHOR vos dá. Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos, e ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; e escreve-as nos umbrais de tua casa e nas tuas portas, para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.
E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que nas bordas das suas vestes façam franjas, pelas suas gerações; e nas franjas das bordas porão um cordão azul. E nas franjas vos estará, para que o vejais, e vos lembreis de todos os mandamentos do SENHOR, e os façais; e não seguireis após o vosso coração, nem após os vossos olhos, após os quais andais adulterando. Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os façais, e santos sejais a vosso Deus. Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para vos ser por Deus; eu sou o SENHOR, vosso Deus.

O compromisso de amor incondicional a Deus, abrangendo a totalidade de nosso ser, descrito no “shemá hebraico, foi com certeza memorizado e repetido pelo Senhor Jesus, na infância, em suas orações diárias e reafirmado em seus ensinamentos registrados nos evangelhos de Lucas (10:27); Mateus 22:37 e em Marcos: “E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.” Mc 12:29,30

     A declaração nos recorda que a partir do momento em que tomamos consciência da existência de Deus, somos levados a reconhecer que não dá para viver de qualquer jeito, guiados pelas nossas vistas ou por nossa própria vontade, porque não existimos para nós mesmos.

     Portanto, o texto ampliado do “shemá” lembra a todo aquele que, pela fé no Senhor Jesus, recebeu as “roupas novas” da salvação, não poderá viver da forma de seu antigo proceder “Nós nos alegraremos e cantaremos um hino de louvor por causa daquilo que o SENHOR, nosso Deus, fez. Ele nos vestiu com a roupa da salvação e com a capa da vitória. Somos como um noivo que põe um turbante de festa na cabeça, como uma noiva enfeitada com jóias” Isaías 61:10 (BLH)