10 - Controlando as emoções.

“O homem paciente vale mais que um general que venceu muitas batalhas porque é muito mais difícil controlar suas próprias emoções do que conquistar uma cidade.” Provérbios 16:32 (BV)

     Controlar as emoções, na prática, é muito difícil para a maioria das as pessoas, porém somente quando dominamos nossas emoções é nos tornamos mais aptos para tomar decisões apropriadas para cada situação.

    Geralmente as pessoas seguem o padrão de um destes dois instrumentos: o termômetro e o termostato (sensor que fica nos aparelhos de ar-condicionado e geladeiras ). Agem como o “termômetro”, as que apenas registram a temperatura do ambiente, e assim sobem e descem como um ioiô, reagindo de acordo com tudo que lhes acontecem. Do outro lado, as que agem como o “termostato”, além de registrar (fazer a leitura) também regulam a temperatura do ambiente.

     As pessoas “termostato” sentem os problemas, mas não se afetam ao ponto de perder o domínio de si mesmas, e ainda contribuem para estabilizar o ambiente. Todavia, acredito que só haverá reações do tipo “termostato”, verdadeiras e duradouras, para aqueles que sujeitam a sua natureza à Deus.

    Charles Spurgeon (1834-1892) escreveu: “Se você sujeitar-se à divina obra do Senhor Jesus, Ele mudará sua natureza, dominará a velha natureza e soprará um novo fôlego de vida em você.”

    A divina obra de Cristo é aquela predita, à quase 2.600 anos, pelo Profeta Ezequiel:
“E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos e os observeis.” Ezequiel 36:26,27

     Entregue a sua vida ao Senhor Jesus e ele controlará o seu coração, transformará sua vida fazendo de você uma pessoa forte e saudável, emocional e espiritualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário