7 - Pequenos, mas sábios!

“Há quatro coisas na terra que são muito pequenas, porém são mais sábias que os sábios: as formigas, povo sem força, todavia no verão preparam a sua comida; os coelhos, povo não poderoso, contudo fazem a sua casa nas rochas; os gafanhotos, não têm rei, contudo marcham em bando; e o pequeno lagarto, que se apanha com as mãos, contudo está nos palácios do rei.” Provérbios 30:24-28

A bíblia enfatiza o proceder destes quatro animais, que encontram na fragilidade e pequenez as suas características comuns, contudo ganham destaque pela sabedoria no seu modo de viver.

As formigas têm visão de futuro e fazem provisões, ou seja, juntam para tempos difíceis. Há pessoas que já ganharam muito, mas agora estão em dificuldades, porém não se aperceberam que a fartura foi a provisão antecipada que Deus enviou para minimizar o desconforto nos tempos das dificuldades. Por isso, não gaste tudo que ganha, é necessário ser Providente.

Os coelhos reconhecem a sua fraqueza e procuram uma proteção superior às suas forças, compensando desta forma, a sua vulnerabilidade intrínseca. A bíblia diz que Jesus é a rocha da nossa salvação. Sábio é aquele que, em todo tempo, busca abrigo em Jesus Cristo.

Os gafanhotos se articulam como comunidade organizada, mas individualmente cada um faz a sua parte sem necessidade de ordem ou comando, conduzem a sua vida rumo ao objetivo. E com disciplina exemplar fazem o que tem que ser feito.

O pequeno lagarto (lagartixa) que podemos pegar com as mãos, porém é ousado e destemido. Assim, também nós, reconhecidamente pequenos não devemos pensar: “isso não é para mim”, mas confiar na bondade e na misericórdia de Deus. Coragem e ousadia são as marcas daqueles que depositam a sua fé em Cristo Jesus.

Portanto, são atitudes sábias: a providência, que aumenta o conforto; a dependência de Deus, que produz a paz; a disciplina, que leva ao sucesso; e a fé em Cristo Jesus, que conduz à possibilidades além das nossas próprias forças.

Um comentário: